contador

A base da minha vida.......o Budismo.

Muitos perguntam, questionam, duvidam, observam, agradece, se afasta, etc...
Mas, o que seria o Budismo baseado em Nichiren Daishonim?
Vamos saber um pouco sobre Nichiren.
Nichiren Daishonin

Nichiren Daishonin nasceu em 16 de fevereiro de 1222, na pequena vila de Kominato, na costa leste de Awa, no Japão. O nome de seu pai era Nukina Jiro Shigetada e de sua mãe, Umegiku-nyo. Recebeu de seus pais o nome Zennichi-maro.

Conta-se que no momento de seu nascimento a água pura jorrou da terra e delicadas flores de lótus azuis desabrocharam.

Aos 12 anos de idade, Zennichi-maro ingressou no Templo Seicho, que ficava em Awa, para estudar o budismo. Determinou dedicar a sua vida como sacerdote para buscar a essência do budismo, almejando a salvação das pessoas e a paz para toda a nação.

Em 1237, aos 16 anos de idade, foi-lhe permitido o ingresso no sacerdócio, com a cerimônia de tonsura que foi celebrada pelo seu mestre Dozen-bo, quando recebeu o nome de Zesho-bo Rencho.

Consta do registro que durante esse período de aprendizado, provavelmente aos 12 anos, realizou orações ao Bodhisattva Kokuzo pedindo: "Torne-me o homem mais sábio do Japão".

Nutrindo a sólida determinação manifestada na ocasião de seu ingresso no sacerdócio e com o forte desejo de aprofundar a compreensão sobre o budismo, Nichiren Daishonin realizou viagens para estudos religiosos com destino a Kamakura e demais localidades do Japão. Durante uma década, a partir de 1242, Nichiren Daishonin pesquisou assiduamente inúmeros textos budistas para aprofundar o seu vasto conhecimento sobre o budismo. Estudou sobre o significado essencial do Sutra de Lótus e demais sutras nos principais templos budistas da época no Japão, entre os quais o Templo Enryaku no Montei Hiei e vários outros templos importantes em Nara, Osaka e Quioto.

Na floresta de Kasaga, localizada no Monte Seicho, aos 28 de abril de 1253, com 32 anos de idade, Nichiren Daishonin recitou "Nam-Myoho-Renge-Kyo, Nam-Myoho-Renge-Kyo, Nam-Myoho-Renge-Kyo" em direção ao sol nascente e para o Universo. Esta recitação marca o estabelecimento do Verdadeiro Budismo. A partir deste dia ele passou a se chamar Nichiren.

Ao meio-dia do dia 28 de abril de 1253 Nichiren Daishonin apresentou, no Templo Seicho, a sua preleção conhecida como "o primeiro a girar a Roda da Lei," que marcou o passo inicial pela causa do Kosen-rufu, a propagação do Verdadeiro Budismo. Nessa ocasião, ele refutou os ensinamentos errôneos das duas vertentes do budismo cujas práticas estavam amplamente difundidas e várias outras escolas e declarou que Myoho-Renge-Kyo era a única e Verdadeira Lei. A sua vigorosa preleção enfureceu os ouvintes. Desagradou especialmente a Tojo Kagenobu, a autoridade do distrito local, que realizou diversas tentativas para eliminar Nichiren Daishonin. Porém, os sacerdotes companheiros de Nichiren Daishonin, puderam conduzi-lo em segurança.

Nichiren Daishonin preocupou-se com o domínio de ensinamentos errôneos na sociedade. Almejando estabelecer a paz e tranqüilidade da nação, no dia 16 de julho de 1260 ele submeteu a tese intitulada “O Bem da Terra Baseado no Estabelecimento da Verdade” (Rissho Ankoku Ron) a Hojo Tokiyori, uma poderosa autoridade do governo feudal da época. Alertou-o a abandonar as doutrinas e sacerdotes errôneos e a se converter ao Sutra de Lótus. Ele previu em público que, se as suas admoestações fossem ignoradas, das “Três Calamidades e Sete Desastres” revelados nos Sutras, ocorreriam a “Calamidade da Guerra” e dois desastres, o da “Revolução Interna” e o da “Invasão por País Estrangeiro", que ainda não haviam acontecido.

No dia 27 de agosto de 1260 um grande grupo de seguidores de várias escolas, induzido pelos sacerdotes do Nenbutsu (Terra Pura), atacou Nichiren Daishonin em sua choupana em Matsubagayatsu. Essa foi uma conspiração para eliminar Nichiren Daishonin, por ter apresentado a obra “O Bem da Terra Baseado no Estabelecimento da Verdade”. Esse ataque foi motivado pelos desejos egoísticos de algumas autoridades do governo e líderes das escolas de assegurarem os seus interesses e posições. Porém, Nichiren Daishonin misticamente saiu ileso desse atentado.

Escapando do ataque em Matsubagayatsu, Nichiren Daishonin dirigiu-se para Shimousa, residência de Toki Jonin. Ele retornou para Kamakura em 1261 e pregou vigorosamente, nas ruas daquela cidade, sobre o verdadeiro significado do Sutra de Lótus. Informado do fato, e desejoso de restabelecer a sua honra, maculada pelo fracasso do ataque em Matsubagayatsu, o governo feudal de Kamakura sentenciou Nichiren Daishonin ao exílio na Ilha de Ito, na localidade de Izu, sem realizar quaisquer investigações.

Em outono de 1264 Nichiren Daishonin foi informado de que a sua mãe, Myoren, estava gravemente enferma. Doze anos se passaram desde que havia declarado o Estabelecimento do Verdadeiro Budismo, e ele decidiu retornar para a sua terra natal. Quando chegou, encontrou a mãe em estado grave, prestes a falecer. Como resultado de suas orações pela mãe, ela recuperou-se rapidamente, tendo a vida prolongada por mais quatro anos.

Aceitando o convite para visitar Kudo Yoshitaka, Nichiren Daishonin deixou o Templo Renge em Hanabusa, onde havia se estabelecido, acompanhado de 10 discípulos e adeptos, no dia 11 de novembro de 1264. Quando a comitiva de Nichiren Daishonin chegou a Komatsubara, foi surpreendida por Tojo Kagenobu e centenas de seguidores do Nenbutsu. Kyonin-bo, discípulo de Nichiren Daishonin, e um adepto chamado Kudo Yoshitaka foram assassinados. Nichiren Daishonin sofreu um profundo corte de espada na testa e teve o braço fraturado.

Devido à profunda e contínua seca que se iniciou aproximadamente a partir de maio de 1271, o governo feudal de Kamakura ordenou ao sacerdote Ryokan, à época o expoente da escola Terra Pura e por muitos considerado o Buda vivo, que orasse pela chuva. Ouvindo isso, Nichiren Daishonin enviou um mensageiro a Ryokan dizendo: “Caso chova no prazo de sete dias, Nichiren se tornará seu discípulo. Mas se não chover, o senhor deverá devotar-se ao Sutra de Lótus”.

Sete dias se passaram e não havia chovido. Foi concedido um prazo adicional de uma semana a Ryokan, mas a seca agravou-se ainda mais e ocorreram violentos vendavais, intensificando o sofrimento das pessoas.

Derrotado por Nichiren Daishonin no desafio da oração pela chuva, Ryokan intensificou as perseguições contra ele. Primeiramente, Ryokan tentou vingar-se de Nichiren Daishonin enviando o monge Gyobin para desafiá-lo para um controverso debate, porém, foi derrotado. Como última alternativa Ryokan apresentou falsa denúncia contra Nichiren Daishonin na Corte feudal. Nichiren Daishonin percebeu que esta acusação tinha Ryokan como mentor e a refutou veementemente.

Na noite do dia 12 de setembro de 1271, sob a determinação de Hojo Tokimune, que era o general do shogunato de Kamakura, Hei no Saemon-no-jo Yoritsuna e centenas de soldados armados atacaram Nichiren Daishonin em sua choupana em Matsubagayatsu.

Nichiren Daishonin foi conduzido sob forte guarda ao local de execução em Tatsunokuchi. Quando o grupo chegou às proximidades do Santuário Xintoísta Tsurugaoka Hachiman, Nichiren Daishonin desceu do seu cavalo e advertiu o Bodhisattva Hachiman e outras entidades por negligenciarem em sua proteção.

Mesmo depois de chegar ao local de execução, Nichiren Daishonin continuou a recitar o Daimoku (Nam-Myoho-Renge-Kyo). Os soldados rodearam Nichiren Daishonin e o executor ergueu a sua grande espada. Nesse instante, um enorme clarão surgiu repentinamente no céu. A espada do executor partiu-se e ele rolou no chão, amedrontado. Fracassara a conspiração para executar Nichiren Daishonin.

Chegando à residência dos Honma em Echi, Nichiren Daishonin repreendeu a Lua. Misticamente, uma grande estrela, brilhante como a estrela da manhã, caiu do céu à noite e pousou no ramo da ameixeira do jardim. Espantados, os soldados pularam da varanda. Alguns fugiram e ficaram agachados no jardim e outros correram para os fundos da casa.

No dia 10 de outubro de 1271 Nichiren Daishonin deixou a residência dos Honma, em Echi, para dirigir-se à Ilha de Sado, o local de seu exílio. Ele chegou ao litoral de Sado no dia 28 do mesmo mês e no alojamento de Tsukahara no primeiro dia do mês seguinte. O alojamento era um barraco extremamente pequeno, chamado Sanmai-do, construído no meio de um cemitério devastado.

Resistindo ao frio rigoroso de Sado e à agonia da fome, Nichiren Daishonin manteve-se firme, lendo devotadamente o Sutra de Lótus, recitando o Daimoku e redigindo as Escrituras dia após dia.

Sado era um local que reunia um grande número de seguidores do Nenbutsu (Terra Pura), e assim, houve um sentimento negativo em relação a Nichiren Daishonin, que continuou a questionar as doutrinas do Nenbutsu. Houve conspirações para assassinar Nichiren Daishonin, mas no final, decidiram resolver a questão por meio de debate religioso. Este evento foi realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 1272, em meio às incessantes vaias dos seguidores do Nenbutsu. Nichiren Daishonin venceu completamente o debate e, finalmente, fez com que Insho-bo Benjo, um monge líder do Nenbutsu em Sado, admitisse os erros dos ensinamentos do Nenbutsu.

Nichimyo Shonin enfrentou, carregando seu filho nas costas, a difícil jornada de Kamakura até a Ilha de Sado para visitar Nichiren Daishonin. Elogiando-a pela sua fé sólida, Nichiren Daishonin escreveu na Escritura “Carta a Nichimyo Shonin”: "É a senhora mais devotada ao Sutra de Lótus no Japão".

Depois de permanecer por dois anos e meio na Ilha de Sado, Nichiren Daishonin retornou para Kamakura no dia 8 de abril de 1274. Ele encontrou-se com Hei no Saemon-no-jo Yoritsuna, a autoridade mais poderosa no governo feudal, e alertou-o firmemente para que abandonasse as doutrinas errôneas e abraçasse o Verdadeiro Budismo. Este foi a terceira e última admoestação de Nichiren Daishonin ao Governo.

A terceira advertência de Nichiren Daishonin ao Governo não foi atendida. No dia 12 de maio, aproximadamente um mês depois de sua audiência com Hei no Saemon-no-jo Yoritsuna, Nichiren Daishonin deixou Kamakura. Persuadido por Nikko Shonin, ele estabeleceu a sua residência em local ermo do Monte Minobu, em Kai (atual província de Yamanashi), sob o controle de Hagiri Sanenaga, administrador de terras designado pelo Governo.

Logo após o estabelecimento de Nichiren Daishonin em Minobu, Nanjo Tokimitsu enfrentou a difícil jornada para levar oferecimentos para Nichiren Daishonin.

No dia 12 de outubro de 1279, Nichiren Daishonin inscreveu o Dai-Gohonzon, a entidade suprema de todo o Universo para a salvação de toda a humanidade da Era do Fim do Darma. Nippo, discípulo de Nichiren Daishonin, entalhou o Dai-Gohonzon em cânfora. Com o restante da madeira, ele esculpiu uma figura de Nichiren Daishonin de 3,3 cm.

Conforme a predição de Nichiren Daishonin na Escritura “O Bem da Terra Baseado no Estabelecimento da Verdade”, os mongóis armaram os ataques contra Iki e Tsushima em duas ocasiões: em outubro de 1274 e maio de 1281. Durante os dois ataques, furacões arrasaram a armada inimiga, atirando os seus soldados no mar, aniquilando-os.

Após residir em Minobu durante alguns anos, Nichiren Daishonin, percebendo que o seu fim estava próximo, transferiu a Veia Vital da Lei do Verdadeiro Budismo a Byakuren Ajari Nikko Shonin. Ele legou a Nikko Shonin as Três Grandes Leis Secretas, confiando-lhe o Dai-Gohonzon, e conferiu-lhe o “Documento de Transferência da Lei que Nichiren propagou por toda a Vida" (Ichigo Guho-sho). Nichiren Daishonin faleceu no dia 13 de outubro de 1282, aos 61 anos de idade, na residência dos Ikegami em Bushu.

Devido ao fato de Hagiri Sanenaga, o administrador das terras locais designado pelo Governo, agir em oposição à Lei, Nikko Shonin deixou o Monte Minobu. Entre os anos 1289 a 1290, ele estabeleceu o Taisekiji em Oishi-ga-hara, na porção central da propriedade oferecida por Nanjo Tokimitsu. Nessa propriedade ele consagrou o Dai-Gohonzon e os tesouros legados por Nichiren Daishonin e devotadamente dedicou a sua vida para estabelecer a fundação para a propagação da Verdadeira Lei.

Obs:Saiba mais no site NICHIREN SHOSHU


Budismo Nichiren Shoshu

O budismo foi revelado na Índia pelo Buda Sakyamuni há aproximadamente três mil anos.

O Buda Sakyamuni realizou pregações durante um período de 50 anos para a salvação de todas as pessoas. E, nos 8 anos anteriores ao seu falecimento, ensinou o Sutra de Lótus – o verdadeiro propósito de seu advento.

Conforme a predição do Buda Sakyamuni revelada no Sutra de Lótus, na época denominada Era do Fim do Darma – iniciada dois mil anos após o falecimento do Buda Sakyamuni - Nichiren Daishonin fez o seu advento como o Verdadeiro Buda para a salvação dos seres.

Nichiren Daishonin ensina que todas as pessoas que acreditarem no Gohonzon (objeto de adoração) - essência do Sutra de Lótus - e recitarem o Nam-Myoho-Renge-Kyo, devotando esse Objeto de Adoração poderão atingir a condição de vida do Buda, de felicidade inabalável. Através da dedicação sincera ao Gohonzon pode-se solucionar fundamentalmente todos os sofrimentos e angústias, bem como atingir a Iluminação (Estado de Buda).

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu estive lá, no Japão, no templo principal, na ilha de Sado,e foi sensacional, magnífico, saber que tivemos a oportunidade de ver de perto os pertences do Sumos Prelados, de Nichiren, Buda Sakiamuni, etc...
    Saber que o que lemos, o que vimos fez parte de uma geração passada e que hoje usufruimos dessa boa sorte É UMA GRANDE SATISFAÇÃO.
    Agradeço imensamente pela minha vida, pelos beneficios, pela minha familia, proteção, dificuldades superadas com sabedoria, fatos sem explicaçoes, etc....agradeço por ser Budista.
    NAM-MYO-HO-RENGUE-KYO

    ResponderExcluir